sexta-feira, 9 de maio de 2014

ROOT | 4.3 - Faça o root no seu Z1, versão 4.3 Jelly Bean




Antes de começar, FAÇA UM BACKUP DE SEUS ARQUIVOS, o aparelho será resetado para os padrões de fábrica e todas suas personalizações e aplicações serão perdidas (a partição DATA será formatada, mais especificamente no passo 1).

O que você vai precisar (clique em cada item para fazer o download):

Flashtool 0.9.13.0. Mais informações no tópico oficial, há um tópico no Brasil Droid sobre esta ferramenta.
Pacote Fastboot. Mais informações no tópico oficial.
DooMKernel v04 by DooMLoRD. Mais informações no tópico oficial.
Pacote ZIP para fazer o root. Mais informações no tópico oficial.
Pacote ZIP pata instalar o recovery para Bootloader bloqueado, baixe a última versão, no momento em que atualizei pela última vez é a 2.7.76, o arquivo é: Z1-lockeddualrecovery2.7.76-BETA.flashable.zip. Mais informações no tópico oficial.
FTF somente com o Kernel Stock 14.1.G.2.290 do C6943. [Feito por mim usando os arquivos fontes baixados pelo PC Companion].
Backup TA v9.10 by DevShaft. Mais informações no tópico oficial, há um tópico no Brasil Droid sobre esta ferramenta.
Você talvez precise destes (ler nota abaixo):
FTF com o FW .257 do C6943 Nacional. Mais informações no tópico oficial. [Feito por mim usando os arquivos fontes baixados pelo PC Companion]
FTF com o FW .290 do C6943 Nacional. Mais informações no tópico oficial. [Feito por mim usando os arquivos fontes baixados pelo PC Companion].

Se você não tem um backup da sua partição TA e está com o Android 4.2, siga os passos 1, 2 e 3 deste tópico e depois atualize usando o "FTF com o FW .290 do C6943 Nacional".

Se você não tem backup de sua partições TA e está com o Android 4.3 (FW .290 ou mais nova), também siga os passos 1, 2 e 3 deste tópico e depois atualize usando o "FTF com o FW .290 do C6943 Nacional". Porém atente-se ao seguinte:

Alguns usuários reportaram perda do IMEI ao fazer downgrade do FW .290 para .534, há duas maneiras de evitar isso:
Solução 1: Exclua a baseband ao fazer o flash do FTF .534 do flashtool.
Solução 2: Faça o downgrade do .290 para .257 e depois do .257 para .534

Vou explicar cada passo:

Passo 1 - Desbloquear o Bootloader.
Criar uma pasta vazia e salvar o "Pacote Fastboot" e o "DooMKernel v04 by DooMLoRD" na mesma pasta.
Visite o site Unlocking the boot loader | Sony Xperia, siga as instruções e preencha o formulário, você receberá por email a chave de desbloqueio do bootloader do seu aparelho, ela é ÚNICA, guarde-a bem.
Abra a pasta onde você extraiu o "Pacote Fastboot", segure SHIFT e clique com o botão direito do mouse no fundo branco da janela, clique em Abrir Janela de Comando aqui.
Conecte o aparelho em modo FASTBOOT.
Digite "fastboot.exe -i 0x0fce getvar version" (SEM AS ASPAS) e aperte ENTER para enviar o comando, se retornar o valor 0.5 quer dizer que esta conectado certo.
Digite "fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0xKEY" (SEM AS ASPAS), trocando "KEY" pela chave de desbloqueio do bootloader do seu aparelho que você recebeu por email. Se ele retornar "OKAY" quer dizer que deu tudo certo e o bootloader está desbloqueado. Não precisa desconectar o aparelho.

Passo 2 - Gravar um kernel com recovery.
Ainda com o prompt de comando que você usou para desbloquear o bootloader aberto, digite "fastboot.exe flash boot Z1-DooMKernel-v04.img" (SEM AS ASPAS). Se retornar "OKAY" quer dizer que deu tudo certo e você gravou o kernel com recovery.

Passo 3 - Ligar e desligar o celular duas vezes (precisa explicar?).

Passo 4 - Fazer o Root.
Desconecte o cabo USB do celular, ligue o Z1. Assim que aparecer o logo DooMKernel, pressione o botão VOLUME para BAIXO para entrar no recovery TWRP (funciona também com CWM, mas eu usei o TWRP).

Ao entrar no recovery, procure pela opção ADB Sideload e selecione ela, então conecte o Z1 no computador. Lembra do arquivo "UPDATE-SuperSU-v1.86.zip" que é o "Pacote ZIP para fazer o root."? Vá até a pasta "tools" dentro do conteúdo do "Backup TA v9.10 by DevShaft" e salve-o lá, segure SHIFT e clique com o botão direito do mouse no fundo branco da janela, clique em Abrir Janela de Comando aqui.
Digite "adb.exe devices" (SEM AS ASPAS) se seu aparelho aparecer, está tudo certo pra continuar, se não aparecer você terá de instalar os "Drivers ADB da Sony".
Para instalar os "Drivers ADB da Sony" abra o gerenciador de dispositivos e procure o seu aparelho (ele vai estar com aquele exclamação pois está faltando os drivers), selecione ele com o botão direito e clique em atualizar driver, guie o instalador de driver manualmente até a pasta onde você extraiu os "Drivers ADB da Sony". 
Repita o comando e digite "adb.exe devices" (SEM AS ASPAS). Após instalar os drivers, deve estar tudo ok.
Digite "adb.exe sideload UPDATE-SuperSU-v1.86.zip" (SEM AS ASPAS). Após isso, na tela do Z1 deve aparecer que o pacote zip foi instalado com exito.

Passo 5 - Instalar o recovery para Bootloader bloqueado.
Continuando ainda no recovery, desta vez faça outro sideload, e na janela no prompt digite "adb.exe sideload Z1-lockeddualrecovery2.7.70-BETA.flashable.zip" (SEM AS ASPAS). Após isso, na tela do Z1 deve aparecer que o pacote zip foi instalado com exito.

Procure no recovery a opção "Power Off" para desligar o celular (DESLIGUE, não reinicie ou corre risco do Kernel sobre escrever o "recovery para Bootloader bloqueado").

Passo 6 - Gravar o kernel stock novamente.
Usando o "Flashtool 0.9.13.0" você irá gravar o "FTF somente com o Kernel Stock 14.1.G.2.290 do C6943", depois de gravar ligue o Z1 (não se preocupe se demorar, pode levar uns 5~10 segundos para ele dar aquela vibradinha, pois um novo kernel foi gravado).

Passo 7 - Restaurar a partição TA.
Abra o "Backup TA v9.10 by DevShaft", selecione a opção 2 para restaurar sua partição TA, após o restore ser concluído ele vai pedir para reiniciar o aparelho, reinicie o Z1.





Fonte: Brasil Droid

0 comentários:

Postar um comentário